quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Estudante maranhense é destaque na 5ª edição do “Prêmio Construindo a Igualdade de Gênero”

Redação de Rodrigo Humberto dos Santos foi escolhida a quarta melhor do Brasil.

SÃO LUÍS – O Maranhão foi destaque na 5ª edição do “Prêmio Construindo a Igualdade de Gênero”. E tudo graças a Rodrigo Humberto Otávio dos Santos (16 anos), estudante do 2º ano do Ensino Médio da Associação Educacional Professora Noronha (Aepron), da cidade de Dom Pedro.

O jovem, que estava sob a orientação do professor David da Silva de Morais, participou do prêmio com a redação “Maria da Mulher”. A redação foi escolhida pela comissão julgadora como a melhor do Estado e a quarta melhor do Brasil na categoria “Estudante do Ensino Médio”.

Clique aqui e leia a redação de Rodrigo Humberto dos Santos.

Ao todo, 2.976 redações foram inscritas nesta edição do “Prêmio Construindo a Igualdade de Gênero”. Os vencedores foram conhecidos durante julgamento feito na sede do CNPq, em Brasília.

Nathália Gomes Mialichi, do Colégio Dinâmico (GO), foi a vencedora. A estudante escreveu a redação “O diário de um transexual. Em segundo, ficou Tamiris Grossl Bade, da Escola de Educação Básica Almirante Barroso (SC), com a redação “Imortalidade desmedida. Na terceira colocação, ficou Felipe dos Santos Machado, da Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha (RS), com a redação “Seguindo a menina da manutenção.

Os vencedores receberão as premiações em dinheiro, computadores e bolsas de estudos, durante as comemorações do aniversário do CNPq, em abril deste ano.

O Prêmio

Criada em 2005, a premiação acontece por meio do concurso de redações para estudantes do ensino médio e de artigos científicos para estudantes de graduação e graduados, com o objetivo de estimular a produção científica e a reflexão sobre as relações de gênero e promover a participação das mulheres no campo das ciências e carreiras acadêmicas. Além disso, o Prêmio contribui para promover a discussão nas escolas e universidades sobre as desigualdades existentes entre mulheres e homens e incentivar os estudantes a produzirem textos sobre o tema.

O “Prêmio Construindo a Igualdade de Gênero” conta com a parceria do CNPq, do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), da Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres (SPM/PR), do Ministério da Educação (MEC) e do Fundo de Desenvolvimento das Nações Unidas para a Mulher (UNIFEM).

Fonte: Site Imirante

Um comentário:

  1. Seria interessante observar que a Associação Educacional Professora Noronha, a escola em que Rodrigo Humberto estuda, participa regularmente do prêmio Construindo a Igualdade de Gênero, e que a premiação de Rodrigo Humberto foi a segunda da casa, tendo sido o jovem Jefferson Rocha contemplado entre os três primeiros lugares na edição nacional do ano de 2009.

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