sábado, 18 de dezembro de 2010

SEDUC DO MARANHAO OFERTA FORMAÇÃO CONTINUADA PARA PROFESSORES INDÍGENAS

A Equipe de Educação em Direitos Humanos, Gênero e Orientação Sexual, SEDUC/MA participou da formação continuada para professores(as) indígenas através de seus integrantes Profº MAGNO MARTINS E AS PROFª RITA DE CÁSSIA E ROSYENE CUTRIM.


A Secretaria de Estado da Educação (Seduc), por intermédio da Supervisão de Educação Indígena (Supeind), iniciou no dia 22 de novembro de 2010, a formação continuada dos professores indígenas do Maranhão.


O objetivo da formação foi discutir com os docentes indígenas a implementação da Lei 11.645/2008, que torna obrigatório o estudo da história e cultura afrobrasileira e indígena nos estabelecimentos de ensino fundamental e médio das redes pública e particular.


A primeira etapa da capacitação aconteceu no pólo de Santa Inês, no sítio dos Padres, sede do município. Foram formados 98 professores indígenas dos povos: Tentehara/Guajara de Amarante, Arame, Bom Jesus de Selvas e Bom Jardim; Krikati de Montes Altos e Pykobyê/Gavião de Amarante e Kaapó.


A segunda etapa foi realizada no pólo de Barra do Corda, no período de 29 de novembro a 03 de dezembro, contemplando os docentes dos povos indígenas: Tentehara/Guajara de Barra do Corda, Jenipapo dos Vieiras, Grajaú e Itaipava do Grajaú; Ramkokamekrá/Canela, Apaniekrá/Canela de Fernando Falcão e Krepynkatejê de Itaipava do Grajaú. Ao todo 130 professores indígenas foram atendidos nesta fase.


De acordo com a Supeind, a formação foi organizada em mini-cursos, que foram ministrados por profissionais da Seduc e da Fundação Nacional do Índio (Funai).

Nenhum comentário:

Postar um comentário